Por Eduardo Motta
A palavra anamnese origina-se de aná = trazer de novo e mnesis = memória.
Significa, portanto, trazer de volta à mente todos os fatores relacionados ao processo que pode promover saúde ou então disfunções e patologias do couro cabeludo e fios, ressaltando que cada um tem sua individualidade genética e podemos através de uma boa análise e avaliação tratar ou reverter o problema do cliente-paciente.
Este instrumento de obtenção de dados teve origem na Grécia antiga pelo Filósofo Hipócrates (entre 370 a 460 anos antes de Cristo). A Anamnese auxilia no diagnóstico e construção de protocolos e tratamento com mais assertividade, promovendo um melhor resultado.
O diálogo e a escuta do seu cliente-paciente não é perda de tempo, e sim algo necessário, para que o mesmo tenha confiança e credibilidade em seu potencial e profissionalismo, lhe passando mais informações, o que possibilita uma melhor análise, automaticamente dando condições de entender as causas do problema a ser resolvido.
Ao que se refere aos desequilíbrios nos ciclos capilares, temos que levar em consideração os 2700 possíveis fatores responsáveis por promover a queda, perda de volume e densidade, o afinamento dos fios, os distúrbios e patologias no couro cabeludo.
Portanto na Tricologia e Terapia Capilar a investigação e o estudo clínico minucioso de cada paciente/cliente é de extrema importância.
Se ainda não possui a sua Ficha de Anamnese clique aqui para adquirir o arquivo em PDF.
Comentarios